Fundado por um grupo de Bracarenses seduzidos pela actividade aeronáutica que despontava no País, e se iniciara em Braga em 1913 com os voos realizados pelo Piloto Francês A. Salles junto à Catedral do Sameiro, o Aero Club de Braga surge na sequência da construção de uma pista que transformou terrenos florestais e agrícolas da Freguesia de Palmeira no então designado“ Campo de Aviação ”,expressão ainda hoje utilizada para referenciar o Aeródromo, inaugurado a 22.06.1929, com a aterragem de um avião Junker F-13 pilotado pelo Capitão Amado da Cunha.

A concretização deste audacioso e inovador e projecto, ficou a dever-se à visão de futuro de proeminentes figuras, entre as quais merece especial destaque o Brigadeiro Francisco Caravana, de Fernando Castel-Branco, Jayme Lima, irmãos  Gaspar  e  Eurico  Sameiro, José  Brandão, Luis Palha, António Pipa e Francisco Sotto-Mayor que, a expensas próprias, foram adquirindo os terrenos que permitiriam a construção de 4 pistas, sendo dessa época (1930) a constituição da “Sociedade do Campo de Aviação Bracarense”, embrião do Aero Club, sendo que a 27 de Abril de 1935 é que nasce o AERO CLUB DE BRAGA através da constituição duma Associação Aeronáutica com estatutos próprios e personalidade jurídica adequada aos fins que prossegue - Formação e Treino de Pilotos - onde se associam várias e destacadas personalidades da Cidade de Braga.