CURSO DE INICIAÇÃO AO VOO

O sonho de voar acompanha o homem desde o inicio dos tempos. Desde a lenda Ícaro, às invenções de Leonardo Da Vinci e aos voos de Santos Dumont, Orville e Wilbur Wright, todos eles sonharam e de uma forma ou de outra, fizeram chegar esse sonho aos nossos dias, tornando-o realidade.

O CIV na sua componente teórica é composto por todas as matérias ministradas nos cursos de Pilotos Privados e Comerciais.

De forma condensada, aborda os temas:

• Aerodinâmica e princípios de voo
  • Motores
  • Navegação
  • Instrumentos
  • Conhecimentos gerais de aeronaves
  • Comunicações
  • Meteorologia
  • Fisiologia de voo e limitações humanas
  • Legislação.

São distribuidos aos alunos materiais didáticos e a formação decorre em ambiente "aeronáutico" nas instalações do Club no Aeródromo de Braga. Nesta fase é também efetuado o primeiro contato com a aeronave que será utilizada nos voos de instrução prática.

A componente prática do CIV consiste num voo em que o aluno fica em contato com todo o ambiente de cockpit do avião, tendo possibilidade de acompanhar a evolução de um voo planeado para demonstrar os conhecimentos teóricos adquiridos e explorar as sensações de pilotar um avião.

O plano de voo está dividido nas seguintes fases:

• Pre-flight check
  • Descolagem e estabilização da linha de voo
  • Subidas e descidas
  • Voltas à esquerda e direita com pranchamento de 20º
  • Voltas em pranchamento médio de 35º - 40º
  • Voo lento
  • Voltas apertadas
  • Chandelle
  • Lazy eight
  • Aterragem

Após a conclusão do curso, será atribuído um diploma de participação a todos os alunos e acreditamos que estará dado o primeiro passo para que estes se tornem PILOTOS.