Uma dezena de utentes da APPACDM de Braga desfrutou hoje de um batismo de voo numa ação solidária organizada pelo Aero Club de Braga com o apoio do Grupo Bernardo da Costa.
Foram realizados dez voos de cerca de 15 minutos cada, levando um monitor e dois utentes da instituição a bordo. A aeronave sobrevoou parte do vale do Cávado e da cidade de Braga, proporcionando uma experiência única e inesquecível para essas pessoas com necessidades específicas, que ainda não haviam tido a oportunidade de voar.
O Aero Club de Braga, que conta com 88 anos de existência, dedica-se sobretudo à formação aeronáutica, mas a vertente social e solidária também tem lugar de destaque nas suas atividades. A instituição realiza várias ações solidárias ao longo do ano, sobretudo para os mais desfavorecidos e pessoas com deficiência, como foi o caso desta iniciativa.
Fruto de um recente protocolo celebrado com o Grupo Bernardo da Costa, foi possível obter um patrocínio para esta a ação. O CEO da empresa, Ricardo Costa, esteve presente no aeródromo para acompanhar a iniciativa.
O empresário destacou que as ações solidárias fazem parte da essência do grupo que dirige, dentro daquela que é a sua responsabilidade social perante a comunidade.
Os utentes da APPACDM-Braga vieram das várias valências da instituição, nomeadamente Lares e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, instalados em S. Lázaro, Fraião, Lomar, Gualtar, Esposende, Famalicão e Vila Verde. O presidente da Direção da APPACDM-Braga, Bruno Ramos, referiu que esses momentos vão ficar na memória desses jovens que, embora tenham limitações, e alguns deficiência profunda, também gostam de se divertir.